quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Cybercultura
Através dela obtevesse grandes avanços tecnólógicos e sociais, dos quais hoje não saberiamos mais viver sem.
Essa evolução nos traz uma facilidade, principalmente na área comunicacional, que era escassa até o seu surgimento, se tornando mais rápida, eficaz e prática através de seus equipamentos.
A educação tem sido fortemente favorecida com a era cybernética, aderindo à redes nos processos educacionais. Havendo trocas intelectuais e culturais até mesmo a distancia, não necessitando de salas de aula, tornando-se cada vez mais expansivas e ansiando uma busca maior ao conhecimento.
Atualmente o uso dessa tecnologia se tornou uma Cybercultura, uma cultura integrada ao nosso dia-a-dia.
São os novos hábitos movidos pela rapidez e praticidade que ela nos oferece.
Uma explicação muito interessante sobre esse assunto, é um vídeo feito por alunos da Universidade de Passo Fundo, vale a pena ver:
Abraços,
Paty
Estética
Conclusão em grupo sobre Estética:
A estética nasce para dar novas percpeções e visualizações do que é belo perante a visão caracteristica individual ao trabalho artístico. Objecto de reflexão que tem por sua filosofia do belo e da arte sem se prender a padrões ou doutrinas, tornando-se uma maneira de traspor conhecimento, pois o ser humano ao se deparar com uma obra de arte, a diversas reações de sentimentos seja de alegria, tristeza, emoção e dentro muitos outros e é isso que nos faz entender o que é estética, apreciação das obras criadas pelos homens com sentimentos individuais ligados aos cinco sentidos (tato, olfato, paladar, audição e visão).O gosto que é a subjetividade de nossa mente, onde interpretamos e criamos a partir de nossas opiniões um determinado tipo de arte conforme nossa visão crítica ao nosso conhecimento sensível sobre o belo, que conforme nossa interpretação subjetiva, o conceito individual se expande perante nossa imaginação.A beleza não é específica, ela é individual sensível e racional, a qual a originalidade e o talento devem-se ao fato do gênio, capacidades individuais através de seu conhecimento em que muitas vezes a empatia, a exaltação do correto, faz com que nós nos identifiquemos com o outro ser à base de compaixão e a solidariedade pela tendência que temos pela imitação.Por sua vez, a vanguarda resgata a originalidade experimentando o novo artístico dentro da história, e quando qualquer gênero de arte que de alguma maneira nos afete naturalmente, podemos considerar como arte moderna.
Meios de comunicação em ano eleitoral
![](http://4.bp.blogspot.com/_t_wOBvblAZw/SMCXghALgoI/AAAAAAAAAAw/_sUJLb7AjVI/s320/midia.jpg)
Resenha do Filme: Tempos Modernos - Charles Chaplin
![](http://4.bp.blogspot.com/_t_wOBvblAZw/SMCcRqo3v7I/AAAAAAAAAA4/26Gh81EpBs0/s320/untitled.bmp)
Carlitos, personagem principal interpetado por Chales Chaplin, é um trabalhador que manuseia a máquinha e come ao mesmo tempo, deixando claro o excesso de trabalho ao qual era submetido e após o temino de sua jornada, se comportava como se ainda estivesse a exercendo.
Sob uma saturação, Carlitos adoece e é internado em um sanatório. Ao retonar, depara-se com a crise de 29, na qual toda parte empregativa estava falindo e o país passava por uma grande miséria. Se vê obrigado a ir em busca de um novo emprego para que pudesse sobreviver à toda aquela crise.
Em meio a toda confusão que acontecia na cidade, como protesto e greves, ele acaba sendo confundido com um agitado comunista e é preso. Após algum tempo o operário é solto pela polícia por agradecimentos, uma vez que ajudou na prisão de um traficante que tentava fugir. Em meio a outras prisões posteriores conhece uma moça pela qual se apaixona.
O operário consegue alguns empregos dos quais não se mantém em nenhum. Acaba trabalhando com a moça em um café onde expressa o prazer de trabalhar em algo gratificante e criativo.
Charles Chaplin consegue transmitir com esse clássico uma idéia clara de como o mundo capitalista e industrial nos escravizou e escraviza até os dias de hoje, nos robotizando à exercer sempe nossas mesmas funções e viver em uma eterna ameaça de estafa com a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria.
Resenha do Livro: O que é Ética?
Sua função é procurar conhecer, recorrendo a recursos antropológicos, culturais e semelhantes, os costumes das diferentes épocas e lugares.
Uma de suas teorias deveria ser cumprida por toda sociedade capaz de explicar tais alterações.
Existem dois ícones que fizeram parte desse firmamento:
Sócrates, filósofo grego, induzia a juventude a questionar as leis e, em conseqüência disso sofria uma forte repressão.
Kant, filósofo alemão, defendia a igualdade humana, buscava a moral racional entre os povos.
A reflexão grega nesse campo surgiu como uma pesquisa sobre a natureza do bem moral, onde podemos encontrar a nascente dos ideais éticos, tais como as duas formulações mais conhecidas: “Nada em excesso” e “Conhecer – te a ti mesmo”.
A maioria das doutrinas gregas priorizavam a busca da felicidade.
Platão, filósofo grego, partia da idéia de que todos os homens buscavam a felicidade, e que deveriam procurar a idéia do bem chegando ao absoluto.
Aristóteles, filósofo grego, enquanto Platão fica na teoria, ele mostra seu esforço analítico e comparativo, pois assemelha mais de uma centena de constituições políticas das cidades gregas.
A relação da ética com a doutrina religiosa é a discussão das influencias de relacionamento, sexualidade e moralidade. Nos ideais éticos a moral agia de acordo com a consciência de cada pessoa, praticar o bem era importante na doutrina, para alguns, viver de acordo com a natureza soava como viver princípios de Deus, para outros, o mais importante era a busca do prazer.
Essa ciência também estuda a liberdade humana, fato que depende do modo de pensar, de agir no interior e no exterior do ser.
Liberdade que é guiada pela consciência moral que muitas vezes leva o ser humana à crises existenciais. Assim surge o bem e o mal e as dúvidas de qual seguir. O agir para o bem é uma questão de ética mais a forma como esse bem será praticado depende de cada um.
A ética esteve presente em todas as sociedades, e hoje se resume em uma ética individual. A forma como a ética e a moral serão exploradas oscila, pois enquanto uma se torna dever, a outra tende para a obrigação.
Início de uma grande jornada!!! =)
![](http://3.bp.blogspot.com/_t_wOBvblAZw/SMCecgvG0tI/AAAAAAAAABA/ZY1NAio6HV8/s320/communication.gif)
Esse blog será feito com muita dedicação e carinho. Aqui será postado trabalhos da faculdade, tanto em grupo como individuais, opiniões e qualquer coisa que seja digna de uma postagem...rs
Espero que gostem e que participem dessa criação, me auxiliando com criíticas e opiniões.
Abraços,
Patrícia Ramos