quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Resenha do Livro: O que é Ética?

É o estudo, filosófico ou científico, sobre os costumes ou sobre as ações humanas com alterações constantes, ou seja, não existem regras e nem um padrão correto.
Sua função é procurar conhecer, recorrendo a recursos antropológicos, culturais e semelhantes, os costumes das diferentes épocas e lugares.
Uma de suas teorias deveria ser cumprida por toda sociedade capaz de explicar tais alterações.

Existem dois ícones que fizeram parte desse firmamento:
Sócrates, filósofo grego, induzia a juventude a questionar as leis e, em conseqüência disso sofria uma forte repressão.
Kant, filósofo alemão, defendia a igualdade humana, buscava a moral racional entre os povos.

A reflexão grega nesse campo surgiu como uma pesquisa sobre a natureza do bem moral, onde podemos encontrar a nascente dos ideais éticos, tais como as duas formulações mais conhecidas: “Nada em excesso” e “Conhecer – te a ti mesmo”.

A maioria das doutrinas gregas priorizavam a busca da felicidade.
Platão, filósofo grego, partia da idéia de que todos os homens buscavam a felicidade, e que deveriam procurar a idéia do bem chegando ao absoluto.
Aristóteles, filósofo grego, enquanto Platão fica na teoria, ele mostra seu esforço analítico e comparativo, pois assemelha mais de uma centena de constituições políticas das cidades gregas.

A relação da ética com a doutrina religiosa é a discussão das influencias de relacionamento, sexualidade e moralidade. Nos ideais éticos a moral agia de acordo com a consciência de cada pessoa, praticar o bem era importante na doutrina, para alguns, viver de acordo com a natureza soava como viver princípios de Deus, para outros, o mais importante era a busca do prazer.

Essa ciência também estuda a liberdade humana, fato que depende do modo de pensar, de agir no interior e no exterior do ser.
Liberdade que é guiada pela consciência moral que muitas vezes leva o ser humana à crises existenciais. Assim surge o bem e o mal e as dúvidas de qual seguir. O agir para o bem é uma questão de ética mais a forma como esse bem será praticado depende de cada um.

A ética esteve presente em todas as sociedades, e hoje se resume em uma ética individual. A forma como a ética e a moral serão exploradas oscila, pois enquanto uma se torna dever, a outra tende para a obrigação.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito mais complicado do que voce pegar um livro de filosofia ou coisa tal. Porque o ser humano tem que seguir a moralidade ou ser sempre etico?