quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Stalin

Durante quase trinta anos, de 1924 a 1953, o ditador Joseph Stalin governou a ex-URSS. Seu primeiro passo na política foi ao lado de Lênin, tornando-se membro do partido bolchevista, seguindo a ideologia do partido: o proletariado no poder.

Stalin era Comissário de Controle do Estado e tornou-se Secretário Geral de Partido, e após a morte de Lênin, em 1924, assume o poder.

Diferente da ideologia do seu partido, que acreditava na população no poder, Stalin ao assumir, implantou o regime totalitário, com o poder cada vez mais centralizado. Instaurou a ditadura de terror com a justificativa de que a nação estava cem anos atrasada em relação às outras, sendo esta a única maneira de ultrapassar essa distância.

O regime caracterizava-se com o fim da liberdade individual, com o início de uma estrutura policial-militar, a fim de repreender quem fosse contra o regime; a redução da liberdade da imprensa e de expressão; aumentava os campos de concentração de trabalhos forçados e hospitais psiquiátricos.

Stálin além de implantar esse regime absurdo, causando mais de 12 milhões de mortos, tinha o poder manipular, e assim vários países passaram a adotar a ideologia do seu regime. O ditador, além da farsa do seu regime, inventou seu nome: Stalin = Homem de Ferro, seu passado e adulterou documentos e biografias.

Após permanecer 25 anos no poder, em 1953 falece Joseph Stalin, porém seu regime totalitário sobreviveu por mais 40 anos.
"Nunca, em nenhuma circunstância os nossos trabalhadores agora tolerariam deixar o poder nas mãos de um só homem. Graças a nós, personagens que tinham grande autoridade foram reduzidas a nulidade, tornando-se meras cifras, tão logo as massas de trabalhadores perderam a confiança neles, tão logo eles perderam o contanto com as massas trabalhadoras".
Stalin – Entrevista a Emil Ludwig.

Nenhum comentário: